Quem somos nós

INTEGRAR O HOMEM A NATUREZA DE FORMA CONSCIENTE E SEGURA.

O GVBS –SC é uma Associação de Prevenção e Resgate em Turismo de Aventura, que tem como objetivos promover atividades ligadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo bem como a formação de Grupos Voluntários de Busca de Salvamento.

As atividades de ecoturismo e turismo de aventura tem despertado a cada dia mais interesse nas pessoas, aumentando positivamente o fluxo turístico nos destinos onde são desenvolvidas estas atividades. Neste sentido é fundamental desenvolver paralelamente ações preventivas e de aprimoramento que contribuam para o fortalecimento dos sistemas de segurança.

Conscientizar a sociedade civil em prol do turismo de aventura seguro, desenvolver ações preventivas através de diagnósticos sobre o ecoturismo e o turismo de aventura da região, orientar e promover integração com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil, estes são as 3 bases que alicerçam o GVBS-SC.

Fotos: Enio Frassetto e Renato dos Santos

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Grupo Voluntário de Busca e Salvamento GERAR realizou nos dias 22, 23, 24 e 25 de setembro o curso de Resgate Técnico em Ambientes Naturais

Na última semana, nos dias 22, 23, 24 2 25 de setembro, o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento GERAR realizou o curso de Resgate Técnico em ambientes Naturais nas cidades de Corupá e São Bento do Sul. O curso foi iniciado nas dependências dos Bombeiros Voluntários de Corupá e continuado em toda sua parte prática na localidade Braço Esquerdo, pertencente ao município de São Bento do Sul.

O evento contou com a presença de 18 participantes de vários Estados brasileiros, estiveram presentes bombeiros, resgatistas, montanhistas, voluntários da Cruz Vermelha e integrantes da Força Tarefa Brasileira de SC, PR, RS e SP.

Durante o curso os participantes aprenderam e puderam exercitar na prática exercícios de resgate em diversas situações envolvendo grandes ângulos (altura), ambientes naturais de difícil acesso e ambientes confinados ou com baixa silhueta (cavernas). Foram abordados assuntos de grande importância como o trabalho em equipe, o planejamento e a tomada de decisão, bem como noções de manobras de solo em operações envolvendo aeronaves (helicópteros), para este último tema o GVBS GERAR contou com o apoio da 2ª Cia do BAPM/SC (helicóptero àguia da Policia Militar de SC).

O GVBS GERAR agradece a todos os participantes, integtrantes que estiveram direta ou indiretamente envolvidos e também a todas as entidades e órgãos que prestaram apoio. Lembrando que a receita gerada através do curso será revertida em equipamentos e treinamentos para a equipe.










Nenhum comentário:

Postar um comentário