Quem somos nós

INTEGRAR O HOMEM A NATUREZA DE FORMA CONSCIENTE E SEGURA.

O GVBS –SC é uma Associação de Prevenção e Resgate em Turismo de Aventura, que tem como objetivos promover atividades ligadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo bem como a formação de Grupos Voluntários de Busca de Salvamento.

As atividades de ecoturismo e turismo de aventura tem despertado a cada dia mais interesse nas pessoas, aumentando positivamente o fluxo turístico nos destinos onde são desenvolvidas estas atividades. Neste sentido é fundamental desenvolver paralelamente ações preventivas e de aprimoramento que contribuam para o fortalecimento dos sistemas de segurança.

Conscientizar a sociedade civil em prol do turismo de aventura seguro, desenvolver ações preventivas através de diagnósticos sobre o ecoturismo e o turismo de aventura da região, orientar e promover integração com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil, estes são as 3 bases que alicerçam o GVBS-SC.

Fotos: Enio Frassetto e Renato dos Santos

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dicas para quem vai encarar uma trilha


- Avise pessoas próximas para onde vai e qual é a previsão de seu retorno;

- Leve celular, é para sua segurança;

- Saia bem cedinho, com isso evita-se de caminhar sob um sol muito quente, o que diminui o rendimento e aumenta as chances de desidratação;

- Use tênis ou bota. Sandálias e chinelos podem ser confortáveis, mas não te protegem de uma torção ou possível picada de animal peçonhento;

- Leve água, mesmo se te disserem que tem água na trilha, desidratação é um sério problema;

- Comidas leves como frutas e sanduiches são excelentes companhias, mesmo se a trilha for de curta duração;

- Não deixe lixo nas trilhas, não faça fogueiras, não alimente os animais e respeite as comunidades locais;

- Sempre que possível faça sua trip com um guia ou morador que conheça os acessos - evite ir sozinho.


Boa caminhada e lembre-se: resgate em ambientes naturais são sempre difíceis, por isso leve bastante prudência em sua mochila.

Um comentário: